Escola Dominical

 

Olá, prezado leitor!  É com imensa satisfação que me aproximo de você por meio deste texto para conscientizá-lo sobre o que é a Escola Bíblica Dominical (EBD), sua importância e seu objetivo.

A Escola Bíblica Dominical não é apenas uma reunião domingueira comum, ou uma programação a mais da igreja. Ela também não é uma parte da Igreja. Então, O QUE É A EBD? É a própria Igreja ministrando ensino bíblico metódico e adequado a crianças, jovens, adultos, famílias, comunidades inteiras, tal como fazia a Igreja primitiva, que perseverava na doutrina dos apóstolos.

Entretanto é fato que, desde a Antiguidade, o estudo da Palavra de Deus vem sendo negligenciado, inclusive pelo seu próprio povo (cf. Gn 3.17; Os 4.6). Atualmente, não são raros os cultos em que pouco tempo é dispensado à pregação do Evangelho; ao contrário do que acontece com coreografias, anúncios, historinhas, brincadeiras e demais eventos que concorrem, acirradamente, para que o povo ouça cada vem menos as Escrituras.

Esses e outros fatores somados – como a preguiça das pessoas, a falta de incentivo de alguns líderes e o despreparo de certos professores, por exemplo – acabam comprometendo a eficiência da Igreja na realização de sua principal missão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os aguardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mt 28.19-20a). Por tudo isso, queremos chamar sua atenção para a IMPORTÂNCIA da EBD

A Escola Bíblica Dominical tem OBJETIVOS definidos para atingir. Vejamos quais são eles:

I – ganhar almas para Jesus: a) o professor deve orar e agir para que seus alunos aceitem Jesus como Senhor e Salvador; b) o professor deve usar a Palavra e confiar na operação do Espírito Santo (Rm 10.13-15; Jo 16.8); c) o professor não pode salvar seus alunos; mas pode
levá-los ao Salvador (Jo 1.40-42);

II – desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão: a) deve-se cuidar da sua formação e influenciar o seu destino (Hb 12.14-17; Gl 5.16-26; Tg 2.14-26); b) a escola secular fornece instrução intelectual, mas não fornece educação espiritual e nem sempre fornece educação moral; c) a EBD deve contribuir eficazmente para a implantação da santíssima fé cristã na sociedade; e

III – capacitar o cristão para o serviço do Mestre: a) apresentar ao aluno oportunidades ilimitadas de servir a Cristo (Jo 4.35; Mt 9.37-38); b) conscientizar o aluno de que servir a Deus é um privilégio (1Co 15.58); c) evitar que pessoas caminhem para o inferno por causa de ignorâncias espirituais (2Rs 4.38-41).

Em resumo, o lema da EBD deve ser: 1) cada aluno, um crente salvo; 2) cada aluno salvo, um crente bem capacitado; 3) cada aluno capacitado, um crente ativo, diligente e dinâmico.

Então, prezado leitor, está a EBD da sua igreja atingindo em cheio o alvo que lhe está proposto? Se não, ore, aja, coopere! Faça alguma coisa agora nesse sentido!

Na 1ª Igreja Evangélica Congregacional de Brasília, a EBD funciona todos os domingos, das 10 h às 11 h e 20 min. Temos classes separadas de acordo com as diferentes faixas etárias e professores capacitados para o ensino das Escrituras. As revistas temáticas utilizadas como apoio favorecem as atividades em grupo, dinamizam as aulas e acrescentam informações importantes ao desenvolvimento e fortalecimento da fé dos alunos.

Venha e faça-nos uma visita!

 

Pr. Albert Iglésia